Conheça algumas dicas de como garantir a luminosidade correta para a sua empresa e entenda a importância de uma boa Iluminação no ambiente de trabalho.
Você sabia que boa parte do cansaço mental que sentimos no trabalho pode estar relacionado à sobrecarga nos olhos? Por isso que a iluminação é um fator tão importante para a construção de um ambiente saudável e que favoreça a produtividade dos colaboradores. A seguir, confira orientações da Demape sobre o assunto:
Aproveite a iluminação do sol o máximo possível
O corpo humano foi projetado para trabalhar de acordo com a luz natural. Assim, sempre que possível, os postos de trabalho devem estar projetados para receber o máximo de aproveitamento da mesma, utilizando a iluminação artificial apenas se e quando realmente necessário.
Fique de olho em fatores que podem influenciar negativamente o ambiente
Entre eles: níveis de iluminação inadequados no local de trabalho (muito altos ou muito baixos); distribuição da intensidade luminosa; limitação do ofuscamento/direção da luz e da sombra; cor da luz inadequada com o trabalho que está sendo realizado; e funcionamento deficiente da iluminação (lâmpadas sem um fluxo luminoso constante, refletor ou difusores sujos, janelas sujas etc.).
Atente-se a algumas dicas na hora de escolher as lâmpadas
Use opções com cores mais frias, no tom branco azulado, pois as quentes podem causar relaxamento e sonolência. Além disso, luminárias suspensas são boas opções, pois deixam o ambiente mais iluminado e menos cansativo. No mais, escolha cores claras para o teto e para as paredes, pois isso ajuda na iluminação do ambiente.
Escolha lâmpadas LED
Esses modelos englobam diversos benefícios para a empresa e seus colaboradores, como custo de manutenção reduzido, alta resistência e eficiência, controle de intensidade variável etc.
Fontes: DDS Online, Beecorp, Faz Fácil