Na hora de adquirir a luminária pública LED para determinado projeto, ainda existe muita dúvida sobre essa questão, afinal qual luminária é com a lente mais eficiente?
Antes de responder a pergunta, vamos entender alguns conceitos
Um projeto de iluminação viária leva em consideração diversos fatores para definição da luminária LED ideal:
- Local e altura da instalação
- Fluxo de pessoas
- Normas vigentes
- Eficiência da luminária entre muitos outros
Uma luminária eficiente vai oferecer mais economia no consumo de energia com melhor luminosidade, e a lente interfere na eficiência da luminária.
Lente de vidro
Uma luminária com refrator em vidro tem uma perda média de 10% (dez por cento) do seu fluxo luminoso comparadas às luminárias com lentes em policarbonato
Isto significa que para se obter o mesmo fluxo luminoso uma luminária com vidro deve consumir pelo menos 10% mais energia elétrica do que uma luminária com lente em policarbonato.
Por que ainda escolhem luminárias LED com lente de vidro?
O vidro foi muito utilizado no passado em luminárias que utilizavam lâmpadas de vapor de sódio ou vapor metálico e era necessário pela alta temperatura na fusão dos gases, que atualmente é totalmente desnecessário para luminárias com a tecnologia LED.
Lente de policarbonato
O policarbonato além de melhorar a eficiência da luminária, não amarela e tem proteção contra raios UV, que inclusive são exigidos nos ensaios laboratoriais para a certificação conforme as portarias do INMETRO.
Isso significa que em alguns casos as lentes em policarbonato garantem até 10 anos sem perda significativa de fluxo luminoso ou depreciação das lentes.
É o material mais indicado para conter as ações de vandalismo, por conta de sua classificação impacto mecânico IK-08, que assegura a função de proteger.
Este índice de resistência deve-se as características do policarbonato ter a densidade de 1,20 gramas por cm3, cristalinidade muito baixa, termoplástico, incolor, transparente e que mais se assemelha ao vidro.
O policarbonato é 250 vezes mais resistente que vidro e 30 vezes mais resistente que o acrílico, suporta as variações do tempo como o sol, vento, poeira, granizo, entre outros.