Dia da Iluminação
A energia e a iluminação têm uma relação direta com o desenvolvimento local e a qualidade de vida das pessoas, você já imaginou seu dia a dia sem estes recursos?
Devido a importância deste recurso, dia 21 de outubro é comemorado o dia mundial da iluminação e vamos aproveitar para falar mais sobre esta tecnologia que impacta positivamente tantas vidas em todo o Brasil e no mundo.
História da Iluminação
Podemos afirmar que a história da iluminação se inicia na pré-história com o domínio do fogo, para não apenas iluminar, mas também como proteção. Com a evolução foi criada a candeia à óleo (500 a.C.), a lamparina e o lampião.
Essa tecnologia sofreu uma grande revolução em 1879 e foi crucial para o surgimento da lâmpada elétrica.
A invenção da lâmpada
Quando pesquisamos sobre a invenção da lâmpada, ou a invenção da iluminação, a maioria dos resultados traz o nome de Thomas Edson que inventou a lâmpada em 21 de outubro de 1879.
Essa revolução que mudou o mundo, foi um processo longo que envolveu uma série de inventores de vários países, e Edson trabalhou no filamento de carbono usando fios de algodão que duravam mais de 14 horas dentro de um bulbo de vidro que não tinha oxigênio, até ele conseguiu desenvolver em conjunto com sua equipe, um filamento feito de bambu com durabilidade de 1.200 horas.
Em um dia como este, 21 de outubro, porém no ano de 1879, Thomas Edison tornou a lâmpada incandescente comercializável e vida das pessoas nunca mais foi a mesma. Essa invenção, até hoje é considerada uma das produções mais importantes da história moderna, levando a uma era de inovação e desenvolvimento urbano a nível mundial que vivemos até hoje.
Museu e Dica de Filme
Existe um local e filme que falam sobre a eletricidade, a história das lâmpadas e iluminação.
O Museu da Lâmpada, na cidade de São Paulo e o filme a Batalha das Correntes retratam o período em que a lâmpada elétrica foi criada.
Ambientado no final do século XIX, o filme narra a disputa entre Thomas Edison (Benedict Cumberbatch) e George Westinghouse (Michael Shannon) sobre como deveria ser feita a distribuição da eletricidade. Edison fez uma campanha pela utilização da corrente contínua para isso, enquanto Westinghouse defendia a corrente alternada.
A Evolução Tecnológica da Iluminação
A evolução das lâmpadas sofreu grandes mudanças desde os anos 1800 e no século 21 surgiram novas tecnologias como as lâmpadas fluorescentes, a gás e LEDs ultra eficientes.
A Demape também é responsável pela evolução tecnológica da iluminação.
Desde 1987, iniciamos com o desenvolvimento e comercialização de reatores e lâmpadas de vapor metálico e de sódio. Contribuindo com a iluminação das cidades e mais de 50% do território nacional, além da exportação de suas soluções para países da América Latina.
Acompanhando a evolução tecnológica, desenvolvemos luminárias LED para o setor público e privado, oferecendo eficiência energética para reduzir as despesas com energia e manutenção, além de potencializar a sensação de segurança e qualidade de vida para pedestres e motoristas.
Nos orgulhamos de estar cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, só no Brasil mais de 140 milhões de pessoas são impactadas com nossas soluções de iluminação e energia solar.